CLAREAMENTO DENTAL

As pesquisas do mercado de beleza são unânimes: o brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo! Tanto apreço pela imagem não poderia deixar de incluir a boca e os dentes. A procura por um sorriso mais harmônico, com dentes alinhados e brancos, tornou o clareamento dental um tratamento muito desejado pelos pacientes e por isso vamos falar um pouco mais sobre este procedimento.

Seus dentes podem não ser naturalmente bem branquinhos e com o passar dos anos, hábitos e alimentação, seu sorriso tende a ficar mais amarelado e manchado. Embora promova uma mudança estética, o clareamento dental requer muito critério e a orientação do cirurgião-dentista, somente o profissional saberá orientar com segurança a concentração ideal do produto, a frequência, a maneira correta de aplicação e tratar possíveis complicações.

O QUE É O CLAREAMENTO DENTAL?

O clareamento dental é um tratamento odontológico estético que visa branquear os dentes, através de uma reação química, sem trazer danos as estruturas dentais.

QUAL É O MELHOR TIPO DE CLAREAMENTO DENTAL?

Essencialmente, há dois tipos de clareamento dental: o que é realizado em consultório e o que é feito em casa orientado pelo cirurgião-dentista.

Ambos são altamente eficazes e têm suas vantagens e desvantagens.

No consultório, a manipulação é feita exclusivamente pelo dentista, utilizando produtos mais potentes (maior concentração), com ou sem a ativação de laser. Este método traz resultados mais rápidos e menos dependentes da colaboração do paciente, pois, exige aproximadamente 1 hora de consulta, 1 vez por semana, totalizando 2 ou 3 sessões de acordo com a necessidade do caso.

Já no clareamento caseiro, o dentista confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, fornece o gel com a concentração ideal para o caso, orienta como utilizar e monitora semanalmente a sua evolução. Essa modalidade exige mais disciplina e paciência dos pacientes, visto que, precisa existir regularidade na aplicação do gel por 3 ou 4 semanas.


CLAREAMENTO DENTAL DESGASTA OS DENTES?

A resposta é NÃO! O clareamento dental é resultado de uma reação química entre dentes e peróxidos de hidrogênio ou carbamida, é consenso na literatura que o tratamento é seguro e efetivo desde que seja realizado e supervisionado por um cirurgião-dentista seguindo os protocolos descritos.


OBS: não existe nenhuma evidência científica sobre clareamento dental com utilização de pastas com carvão ativado, pastas e bochechos whitening, bicarbonato ou qualquer outra solução caseira, muito pelo contrário, muitos desses produtos trazem danos irreversíveis aos dentes.


QUANTO TEMPO DURA O CLAREAMENTO DENTAL?

Os resultados do tratamento podem durar entre dois e cinco anos. Isso vai depender dos cuidados que você vai ter! É importante manter a atenção com a alimentação (usar canudo para algumas bebidas pode ajudar!), fazer uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista.

CONTRA-INDICAÇÕES DO CLAREAMENTO DENTAL?

Grávidas e lactantes, presença de cáries, inflamação e sangramento de gengiva, sensibilidade exacerbada, grandes retrações nas raízes precisam ser tratadas previamente ao clareamento dental. Restaurações extensas nos dentes da frente, o clareamento não age sobre restaurações, apenas sobre dentes, geralmente será necessário fazer a troca das restaurações após o término clareamento.


PREÇO DO CLAREAMENTO DENTAL?

O tratamento é individual, solicite uma consulta com o cirurgião-dentista para realizar um planejamento, esclarecer dúvidas e estimar valores.


Texto escrito pelo Dr Chady Esber, CRO/PR 23.439

Especialista em Prótese Dentária da NEO.

Marque seu atendimento

Segunda a Sexta

08:00 – 19:00

Sábados, Domingos e Feriados

Fechado

Enviar Mensagem
Online!